Close

Lipoescultura ou lipoaspiração: qual a diferença?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Reeducação alimentar, praticar exercícios físicos, ter bons hábitos são fundamentais para atingir o sonhado corpo ideal. Mas, nem sempre conseguimos atingir os objetivos, e então é hora de buscar uma opção cirúrgica para remover aquelas gordurinhas indesejáveis.

A lipoescultura e a lipoaspiração são as principais ou mais difundidas opções cirúrgicas para a remoção de gordura localizada, mas, existem diferenças entre estes dois procedimentos.

O prefixo “lipo” deriva do grego lípos e refere-se a substância gorda. A lipoaspiração, criada na década de 80, é a técnica que retira o tecido adiposo em pequenas áreas corporais. Para a realização do procedimento uma cânula é utilizada para a sucção da gordura.

Já quando se fala em lipoescultura, o procedimento de aspiração da gordura ocorre como na lipoaspiração, mas, a gordura é utilizada para preencher regiões e dar formato ao corpo, “esculpir” corrigindo pequenas imperfeições.

Importante deixar claro que lipoaspiração ou lipoescultura não são métodos de emagrecimento, mas, são especialmente indicadas para aqueles casos onde é necessária a retirada de algum acúmulo específico.

 

O que deve ser considerado em uma lipoaspiração ou lipoescultura?

Para a indicação quanto ao procedimento mais indicado, é imprescindível realizar a avaliação com um cirurgião plástico para que após uma análise criteriosa seja definido o melhor método para chegar aos objetivos esperados.

O procedimento normalmente é realizado em regiões como abdome, flancos, braços, culotes e papada. O cirurgião procede com anestesia local ou geral, dependendo da extensão. Para que seja realizada a aspiração, pequenas incisões são realizadas por onde as cânulas são introduzidas.

Para planejar o procedimento e estabelecer qual a quantidade de gordura a ser retirada o cirurgião realiza uma avaliação que compreende entre outros fatores avaliação da saúde do paciente, idade, grau de flacidez da pele, coagulação do sangue, anemia, entre outros.

 

Orientações pré-operatórias

A seguir algumas dicas para você que vai realizar ou pretende realizar uma lipoaspiração ou lipoescultura:

  • – A condição de saúde é critério fundamental. Assim sendo, caso esteja com gripe, resfriado, febre ou qualquer outro sintoma avise seu médico para uma avaliação mais precisa de seu estado clínico;
  • – Não utilize medicamentos, salvas exceções repassadas e autorizadas pelo seu cirurgião. Isso inclui o uso de medicamentos com ácido acetilsalicílico (aspirina) que interfere na coagulação do sangue;
  • – Faça fotos antes para acompanhar sua evolução;
  • – Não se esqueça de levar para o hospital a cinta modeladora ou elástica indicada pelo seu médico. Também se lembre de levar uma roupa muito confortável;
  • – Programe sua rotina e atividades considerando o período de repouso indicado pelo seu médico. Você precisa estar ciente de que eventualmente este período pode ser aumentado, então tenha o planejamento pronto.

Seu cirurgião e a equipe repassarão todos os detalhes adicionais para que seu procedimento seja tranquilo.

Pós-operatório

Tão importante quanto os cuidados antes do procedimento cirúrgico, após a atenção é redobrada:

  • – Repouso de pelo menos 8 dias no caso de lipoaspiração e superior para casos de lipoescultura, incluindo a restrição de dirigir neste período;
  • – Alimentação saudável;
  • – Fazer o uso da cinta elástica ou modeladora todo o tempo. Etapa fundamental precisa ser respeitada por pelo menos 45 dias após a cirurgia. Após a uso fica mais livre, sendo necessário utilizá-la somente durante o dia;
  • – Seguir as orientações quanto a troca de curativos e retirada dos pontos;
  • – Banhos de sol são proibidos por pelo menos 90 dias;
  • – A realização de drenagem linfática é indicada para auxiliar na redução do inchaço, acúmulo de líquidos e aliviando a dor. Também auxilia na remoção de hematomas e no processo de cicatrização, prevenindo a formação de fibrose.

A lista de restrições é extensa, entretanto valem a pena para a conquista do corpo ideal. Siga rigorosamente as instruções para ter um resultado satisfatório.

Resultados

Logo após a cirurgia, até a recuperação o paciente ficará inchado, e as mudanças não ficam tão evidentes. Após a primeira quinzena, conforme a redução dos hematomas e edema e o resultado final começa a ficar evidente.

Como no procedimento de lipoaspiração e lipoescultura, as células de gordura são removidas dos locais de grande acúmulo, dificilmente a gordura voltará a se depositar nestas regiões. Isso depende é claro da manutenção de hábitos saudáveis.

As informações a seguir foram úteis para você? Compartilhe esta matéria com seus familiares e amigos nas redes sociais.

admin

admin

Quem somos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Facebook