Close

Como escolher a melhor prótese de silicone?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A mamoplastia de aumento está entre os procedimentos mais realizados no Brasil e no Mundo. Ao mesmo tempo em que a colocação de prótese de silicone é preferência entre as mulheres, é proporcional a quantidade de dúvidas relacionadas à melhor escolha da prótese.

De uma forma geral não existem padrões a serem seguidos e são muitas as combinações existentes entre tamanho, formato, material usado e tipo de cobertura do implante.

O que deve ser considerado

Cada mulher é única, e busca ao colocar uma prótese de silicone, valorizar ainda mais essa personalidade. Neste sentido, o mais importante para a escolha da prótese ideal está relacionado às características físicas e expectativas da paciente. Fatores chave que precisam ser considerados na escolha e devem ser relatados ao médico:

  • – Altura, peso e biotipo;
  • – Hábitos, prática de exercícios físicos;
  • – Planos futuros, se pretende ter filhos, por exemplo;
  • – Atividades profissionais;

Características da prótese

Identificados e mapeados os padrões gerais da paciente, é também importante definir as características adaptadas para a escolha da melhor prótese de silicone:

Posição da prótese:

  • Abaixo do músculo (submuscular ou retropeitoral): quando a paciente não tem volume mamário;

  • Abaixo da glândula mamária (subglandular): posição mais utilizada por permitir um melhor controle do sangramento durante a cirurgia. Não indicada para pacientes muito magras pois pode ficar muito visível;

  • Abaixo da fáscia do músculo peitoral (subfascial): cirurgia um pouco mais complexa, pois a prótese é sustentada pela fáscia (membrana do músculo), mas, considerada uma das posições de efeito mais duradouro;

Tipos de prótese

  • Perfil da prótese de silicone: variam entre perfil baixo, alto e super alto e se referem à projeção da prótese comparada ao diâmetro da base.

  • Formato de gota: é o formato que mais se aproxima do formato natural do seio, entretanto, é necessária uma incisão relativamente maior para sua inserção.

  • Formato redondo: ocorre o preenchimento total da mama. Normalmente é o tipo de prótese que fica mais evidente, mas quando posicionada adequadamente pode trazer aspecto natural;

  • Formato cônico: representa o formato cônico com uma projeção mais pontiaguda;

Textura da prótese:

  • Lisas: Praticamente não são mais utilizadas, por serem conhecidas pelo problema de “rejeição” (contratura capsular ou encapsulamento), pois não tem superfície aderente;

  • Texturizadas: apresentam micro-rugosidades na sua superfície evitando a formação de encapsulamento. São as texturas mais utilizadas em próteses hoje em dia.

  • Poliuretano: um revestimento de poliuretano reduz mais ainda a possibilidade de contratura capsular. A desvantagem é que são mais finas e podem dobrar;

Fatores clínicos

A estrutura das mamas é fator definitivo para as decisões quanto à melhor prótese a ser utilizada. É necessário que o cirurgião avalie a base mamária e o tamanho do tórax para que seja possível estabelecer um formato e tamanho adequado.

Ainda, uma avaliação do médico sobre a quantidade do tecido mamário disponível é necessária. Os implantes ficam melhor posicionados quando em mamas que não tiveram degradação pela gordura ou fibrose.

Mas afinal, como descubro o tamanho ideal?

A regra de ouro para escolher a melhor prótese de silicone é:

Não se baseie nas especificações de alguem que conhece

Vários foram os aspectos abordados no decorrer deste artigo, e fica evidente que ninguém descobre um valor definitivamente estabelecido para o tamanho da prótese de silicone. 325 mL ou 300 cc podem ser ideais para sua amiga, entretanto podem não ser para seu tipo físico, seus hábitos, suas expectativas.

Busque referências com seu médico, revise imagens de pacientes que tenham realizado cada tipo de procedimento, para encontrar aquele que você visualiza ser o mais adequado.

O ideal é encontrar um cirurgião plástico capacitado e ter em mente todas estas informações repassadas, para que a experiência e conhecimento do médico e suas expectativas possam realizar a melhor escolha associada ao seu desejo.

Gostou deste artigo sobre “Como escolher a melhor prótese de silicone”? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

admin

admin

Quem somos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Facebook