Close

Abdominoplastia e suas curiosidades

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A abdominoplastia é um procedimento realizado para retirar o excesso de gordura e pele na região abaixo do umbigo e o reposicionar os músculos que compõem a parede abdominal.

Em alguns casos, para um melhor resultado pode ser realizada também uma lipoaspiração para fazer a retirada da gordura localizada na parte lateral do abdome e nas costas.

Para quem é indicada a plástica abdominal:

Esta cirurgia é especialmente indicada para quem tem a região abaixo do umbigo muito flácida. O excesso de pele e os deslocamentos musculares provocados pela gravidez ou obesidade são a origem do abdome distendido, com volume aumentado e flácido. Por isso, pessoas que sofreram uma grande perda de peso, como mulheres após a gravidez e ex-obesos, são os candidatos mais adequados para a abdominoplastia.

Após um ano de abdominoplastia, mulheres que quiserem podem engravidar, mas há o risco de a cirurgia perder seu efeito tornando a pele mais suscetível ao aparecimento de estrias.

Como é feita a abdominoplastia

Na abdominoplastia é realizado um corte em forma de semicírculo logo acima dos pelos púbicos de tamanho suficiente para permitir o levantamento da pele para fazer a retirada da gordura. A seguir os músculos reto abdominais são costurados para formar uma espécie de cinta abdominal interna e então estica-se a pele do abdome superior até a cicatriz costurando-a, e a seguir e acerta-se a posição do umbigo, finalizando a cirurgia.

A cirurgia leva em média duas horas, com o paciente em anestesia geral, e não requer muito tempo de internamento hospitalar. Em geral, dois dias são o suficiente.

Pós-operatório: recuperação da cirurgia abdominal

Depois da plástica é comum o abdômen perder um pouco da sensibilidade e ficar inchado.

O pós operatorio  da abdominoplastia requer repouso. Após a cirurgia, é recomendado que o indivíduo não faça esforços, alimente-se de forma saudável, beba muita água e use a cinta modeladora de dia e de noite por 30 dias para pressionar a região abdominal, proporcionar mais conforto e facilitar os movimentos.

Nos primeiros 15 dias o paciente não poderá esticar o tronco, ficando ligeiramente curvado para frente para evitar a reabertura dos pontos. A cinta modeladora deve ser retirada somente para o banho e o paciente deve fazer pelo menos 20 sessões de drenagem linfática manual em dias alternados.

As atividades cotidianas podem ser retomadas aos poucos, desde que não causem dor ou incômodo. É aconselhado evitar levantar os braços acima da linha do ombro ou esticar muito o abdômen no primeiro mês.

Dores e inchaço podem ser amenizados com analgésicos e a continuidade do uso da cinta modeladora, assim como a ingestão de suplementos à base de fibras pode ser utilizada para facilitar as idas ao banheiro e evitar esforços.

A volta ao trabalho deve ocorrer cerca de 15 dias depois da cirurgia e a volta à prática de exercícios físicos cerca de dois meses depois, com exercícios muito leves e sempre acompanhados de um profissional de educação física ou fisioterapeuta.

Situações como febre, saída de líquido, muitas dores que não passam com os analgésicos e inchaço geral podem representar algo mais grave e o médico deve ser prontamente contatado.

O resultado da cirurgia poderá ser visto após 45 dias. A recuperação total da abdominoplastia dá-se aproximadamente 60 dias depois a cirurgia, se não houver complicações.

Alguns meses após a abdominoplastia, pode ser necessário recorrer a outros tratamentos estéticos, que melhoram a aparência da cicatriz ou que modelem mais a cintura, se os resultados não forem exatamente os esperados.

 
Apesar dos riscos inerentes à cirurgia plástica, ela é considerada um procedimento seguro quando é realizada por um médico qualificado, numa clínica ou hospital bem equipado e quando o paciente respeita as orientações do médico.

Um bom cirurgião plástico deverá estar consciente de todos estes riscos e deverá tomar as medidas necessárias para evitá-los preservando a vida e o bem-estar do paciente.

Dr. Alexandre Ferraz

Dr. Alexandre Ferraz

CRM/RS 27.519 | Membro Especialista pela SBCP

Quem somos

A Clínica Ferraz foi fundada em 2010 a partir do desejo do Dr. Alexandre em restaurar a autoestima dos seus pacientes, devolvendo a autoconfiança e amor próprio. Localizada em uma região privilegiada da cidade e de fácil acesso, a clínica se tornou referência em cirurgias de alta complexidade e cirurgias combinadas.

Facebook